terça-feira, 15 de setembro de 2015

15   

Setembro 

   Significado do incenso na Igreja Católica

A maioria de nós vemos o incenso nas missas solenes, mas não sabemos o seu significado. Por isso, a postagem do artigo abaixo para um maior esclarecimento.sem

“O queimar incenso ou a incensação exprime reverência e oração, como vem significado na Sagrada Escritura.
“Que minha oração suba até Vós como a fumaça do incenso, que minhas mãos estendidas para Vós, sejam como a oferenda da tarde.”(cf. Salmo 140, 2)
“Adiantou-se outro anjo, e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro nas mãos. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está diante do trono.” (cf. Apocalipse 8,3).

Antes e depois da incensação, faz-se uma inclinação profunda para a pessoa ou coisa incensada, exceto ao altar e às ofertas para o sacrifício da Missa. Incensam-se com três ductos (impulsos horizontal) do turíbulo:

o Santíssimo Sacramento, as relíquias da santa Cruz e as imagens do Senhor expostas ao público, as ofertas para o sacrifício da Missa, a cruz do altar, o Evangeliário, o círio pascal, o sacerdote, o povo e só no início da celebração, se incensa o altar.

Pode usar-se o incenso em qualquer forma de celebração da Missa:
a) durante a procissão de entrada;
b) no princípio da Missa, para incensar a cruz e o altar;
c) na procissão e proclamação do Evangelho;
d) depois de colocados o pão e o cálice sobre o altar, para incensar as ofertas, a cruz, o altar, o sacerdote e o povo;
e) à ostensão da hóstia e do cálice, depois da consagração.

Quando o sacerdote incensa as pessoas, está afirmando assim que o Espírito Santo habita em todos os fiéis que são portadores da imagem divina. Em resposta, a tradição indica que o fiel deve inclinar sua cabeça e  traçar sobre si mesmo o sinal da cruz. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário