PASTORAIS

Pastoral dos MESC

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), que são fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da Sagrada Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso.O ministro extraordinário da comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer. Apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

O MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação d

Reunião:Uma vez por mês

Coordenadora :Clesciane 

 COROINHAS




Pastoral dos Coroinhas

O dever do coroinha é auxiliar nas funções litúrgicas no altar. Todo coroinha, como membro atuante da comunidade, deve ter sempre consciência de seus compromissos e responsabilidades.
Ser coroinha é servir a Deus e a toda comunidade, ajudando nas celebrações litúrgicas. Ele tem uma função muito importante: desempenhar um ministério, um serviço que exige dedicação, responsabilidade, compromisso consigo e com Jesus.
Para ser um coroinha deve-se ter piedade, postura, respeito com os ministérios e atenção.

Curso todas 4ª feiras ás 15h30

Coordenadores:Rômulo Mendes e Juracy Brasiliano

  PASTORAL DA CATEQUESE: 



A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Realizamos encontros semanais de formação, onde são apresentados temas do nosso cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito, onde buscamos do verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitude em relação a Deus, ao irmão e à irmã e à mãe Terra .

CATEQUESE INFANTIL:

Sábados às 14:30h na Escola Municipal Estelita de A.Crespo               
Coordenação:Jébora  Marques



PASTORAL DO DÍZIMO:




O QUE É O DÍZIMO?

O Dízimo é a expressão de fé e de amor. É sinal de gratidão, de devolução generosa a Deus, por meio da Igreja. É partilha consciente porque fazemos do Dízimo uma expressão de nossa comunhão com Deus e com a comunidade, gerando fraternidade. É uma contribuição responsável, mensal.



Coordenação:




O Batismo, porta da vida e do Reino, é o primeiro sacramento da nova Lei, que Cristo instituiu para que todos pudessem alcançar a vida eterna e, em seguida, confiou à sua Igreja juntamente com o Evangelho, quando ordenou aos apóstolos: "Ide e ensinai a todos os povos; batizai-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Objetivos da Pastoral
• Preparar os padrinhos e pais para o Sacramento do Batismo.

• Transmitir os fundamentos da fé católica.

• Esclarecer o que é o Sacramento do Batismo, sua importância, seus símbolos.



Coordenação:Eusébio da Silva Santos

Reunião:Todos 3º domingo do mês ás 9:00h

PASTORAL LITÚRGICA: 
A pastoral litúrgica é a ação organizada da Igreja que tem por finalidade levar o povo de Deus à participação consciente, ativa e frutuosa da Liturgia. A Liturgia é o ponto culminante, o momento celebrativo para o qual tende toda a ação da Igreja e fonte da qual brota a força evangelizadora .

PASTORAL DE PERSEVERANÇA: 






A pastoral da perseverança é continuação da catequese e preparação para o crisma, ela é uma ligação entre os dois sacramentos e evita que os adolescentes afastem-se da igreja nesta fase de transição.

            Depois da Primeira Comunhão os adolescentes só retornavam á igreja na época da preparação para o Crisma, aos 15 anos, porém, esse tempo de 2 a 3 anos acaba sendo muito prejudicial para a formação espiritual desses jovens. Grande parte destas acabava não retornando mais ao convívio da comunidade. 

       Nesta fase da vida os adolescentes passam por grandes questionamentos e dúvidas em relação a tudo, agressividade, mudanças e descobertas, pois não estão amadurecidos. A participação em um grupo religioso torna-se essencial para que a fé desses jovens não seja minada pelo mundo.
         A Perseverança entra nesse espaço, dedicando-se a todas os adolescentes que já fizeram a Primeira Comunhão com até 14 anos de idade. Como esse grupo não visa sacramento em si, como ocorre na Crisma, por exemplo, os encontros são bem animados, com musica, dinamicas e profundamento biblico, para que possam amadurecer.

           Daí vem seu nome, pois é na PERSEVERANÇA que os adolescentes irão amadurecer e sentir-se cada vez mais parte da comunidade.

Reunião:3ª feira ás 16:00h
Coordenadores:Jébora Marques e Kessia Barreto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário